Como ultimamente ando a ter mais atenção não só com a minha alimentação, mas com a de todos cá de casa, devido ao facto de estar a ter uma cadeira de nutrição com a nutricionista Ana Correia.
Decidi partilhar com vocês uma pequena pesquisa que fiz sobre ervas aromáticas, para conhecer e saber como e que as posso utilizar da melhor forma.
Porque e que em vez do sal, não vão ao vosso jardim aromático e apanham ervas frescas!!
Decidi partilhar com vocês uma pequena pesquisa que fiz sobre ervas aromáticas, para conhecer e saber como e que as posso utilizar da melhor forma.
Porque e que em vez do sal, não vão ao vosso jardim aromático e apanham ervas frescas!!
As ervas são uma maneira fantástica e nutritiva de juntar sabores interessantes à alimentação, e além disso são uma rica fonte de vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes, ideais para as dietas baixas em sal!

Salsa:é uma erva que nos permite apreciar os sabores de outros ingredientes.
Esta erva de cor verde brilhante é também uma fonte maravilhosa de nutrientes. É rica em clorofila, vitamina C e ferro. A clorofila ajuda a metabolizar o oxigénio, dando à salsa a capacidade de absorver odores. Por esta razão, é frequentemente utilizada como um neutralizador! É também um bom diurético, ajuda a aliviar a indigestão e a limpar o sangue. O seu segredo: juntar no fim da confecção ou antes de servir.
Coentros
Esta erva saborosa é um potente desintoxicante que expulsa os metais pesados, como o mercúrio e chumbo, dos tecidos adiposos (incluindo o cérebro e o sistema nervoso) para fora do corpo. Os coentros também ajudam a estimular o apetite e aliviam as flatulências e náuseas. Adicione a sopas, saladas, frituras e molhos para alinhavar um sabor perfumado floral.
Orégãos
É um forte anti-bacteriano, anti-viral e anti-fúngico. A palavra “orégão” significa “alegria da montanha” em grego – um nome adequado para esta deliciosa erva. Em saladas ou molhos de tomate, na pizza ou massas, até sobre o pão de alho, ajudará a dar uma força extra ao seu sistema imunológico nesta primavera.
Lúcia-lima
É frequentemente utilizada como um remédio para retenção de líquidos, esgotamento, depressão e ansiedade. Experimente juntá-la a um chá gelado.
Louro
Actuando como um narcótico e sedativo, acredita-se que promove a saúde e a felicidade. Tem um sabor forte, quase amargo e picante. As folhas secas são frequentemente adicionadas a sopas e guisados, assim como a estufados de carne e frango para dar um subtil aroma e sabor. Uma folha de louro inteira é tudo o que precisa para uma panela média de sopa ou guisado. Lembre-se de a tirar antes de servir.
Manjericão
Manjericão doce não é apenas uma das mais importantes ervas aromáticas para culinária; também é excelente para estimular a digestão e acalmar os nervos. Manjericão fresco é comummente utilizado em França e Itália para fazer pesto e outros pratos à base de tomate. Também pode ser utilizado seco (tendo um sabor mais pungente) nas saladas ou como um ingrediente de pizza.
Hortelã
O mentol dá-lhe o seu caráter fresco e ajuda a reduzir o inchaço, espasmos e náuseas. É estimulante para o corpo e mente! Pode utilizá-la em molhos e geleias para complementar um cordeiro assado; ou esmagar e servir no seu gin favorito.
Erva-príncipe
Tem um delicioso sabor a limão muito característico da cozinha do sul da Ásia. Ajuda a aumentar a transpiração, alivia as cãibras musculares e dores de estômago. Pode adicionar esta erva às suas sopas para conseguir um sabor cítrico picante e doce; ou infundir com mel e juntar a mistura a sobremesas ou batidos.
Como armazenar as ervas
As ervas têm uma vida útil curta depois de serem colhidas, por isso é melhor ter o seu próprio jardim e apanhá-las quando precisar.
Quanto mais frescas são, mais nutrientes e sabores contêm. Para as armazenar, o melhor é envolvê-las numa toalha de papel húmido e colocá-las num saco de plástico cheio de ar. Conservam-se melhor com os seus caules em água e oxigénio.
Para reanimar ervas flácidas, corte os caules e coloque-as em gelo durante um par de horas.
E vocês já começaram a usar ervas em vez do sal?
Conhecem mais algumas para além destas?
Coloquem nos comentários a vossa opinião :DJá cheira a feriado eheheh
Beijinho
Gostei bastante das dicas confesso que quando sou eu a fazer o comer ca em casa ah dias que me esqueço de meter o sal na comida
ResponderEliminarbeijinhos
Convido-te a participar no sorteio do blog
Giveaway Internacional Banggood.com
CantinhoDaSofia
Olá Sofia, eu quase que não meto sal na comida.
ResponderEliminarJá sou viciada em ervas, coloco ervas em quase toda a comida eheheh
Terei todo o gosto em participar!
Caso estejas interessada também tenho dois passatempos em vigor:
http://blogtitacatita.blogspot.pt/2015/06/passatempo-blog-tita-catita-cantinho.html
http://blogtitacatita.blogspot.pt/2015/06/passatempo-vernizaria-2-kits-2.html
Beijinhos