Páginas

sábado, 25 de julho de 2015

10 mitos sobre a saúde e sexualidade feminina

Em qualquer assunto falado nos dias atuais, podemos afirmar que, tanto homens como mulheres, têm suas verdades e mentiras embutidas em suas próprias vidas, seja a nível emocional, social ou físico. Se bem que, com as mulheres, há sempre uma parcela maior de tabú, do desconhecido e da dúvida mal esclarecida. Embora hoje tudo seja mais exposto, mais divulgado, mais falado, ainda assim, existem mulheres que pouco sabem sobre si mesmas, ou que desconhecem verdades sobre os seus próprios corpos.

Engravidar no período menstrual, é verdadeiro?

Uma das maiores dúvidas, principalmente das mulheres mais jovens. A resposta é sim, é possível engravidar no período menstrual. Porém, não é algo que aconteça, assim normalmente. Antes, você deve compreender que quando uma gravidez e a menstruação acontecer ao mesmo tempo, seria completamente necessário que o seu ciclo menstrual acontecesse num período bem curto. Outra coisa: o espermatozóide tem capacidade de viver 1, 2 ou até 3 dias dentro do corpo. Com isso, é bem provável que essa gravidez possa de facto, acontecer. Há, por exemplo, mulheres que entram nos seus ciclos menstruais apenas dois ou três dias. Se ela se relacionar sexualmente sem preservativo, as chances de engravidar serão as mesmas, mesmo se estiver menstruada.
“Estar menstruada não significa que você não irá engravidar. Se realmente quiser garantias, use sempre preservativo ou outros métodos contraceptivos.”

Será realmente possível a mulher engravidar fora do seu período fértil?

Sim, é possível a mulher engravidar fora do período fértil! Entretanto, as chances são raríssimas. A explicação é simples: o espermatozóide tem a capacidade de se alojar por alguns dias dentro da vagina da mulher, sem sofrer qualquer tipo de danos. Claro, para existir uma gravidez, é necessário que a mulher ovule. E se isso acontecer, podemos dizer que ela estará no seu período fértil. A questão é que, além da ovulação normal, a mulher pode obter uma ovulação extra, que basicamente acontece quando é ocasionado, por exemplo, por uma descarga de adrenalina. Embora isso não seja considerado normal, pode acontecer sim!

Dizem que a mulher tem menos apetite sexual quando entra na menopausa. Isso acontece mesmo?

Claro que não. A explicação é que qualquer mulher, quando atinge uma certa idade, ela tende a ficar um pouco menos lubrificada. E isso acontece naturalmente, ou seja, ela perde um pouco de hormônio, conhecido por estrogênio. Mas isso não impede e nem diminui o desejo das mulheres. Tanto que este problema pode ser resolvido apenas com fisioterapia e/ou lubrificantes.

É proibido pisar descalça no chão frio quando a mulher está no seu período menstrual?

Não é proibido. A mulher pode fazer tudo o que fazia antes da menstruação. Porém, é aconselhável que ela não pise descalça em um chão frio, pelo simples facto ter uma baixa resistência em seu organismo, em termos imunológicos. O que quer dizer que as chances dela pegar uma constipação é maior. Sem falar que também pode ocasionar dores de cólicas.

Quando a mulher está menstruada, não se pode lavar a cabeça. É verdade?

Esta informação é uma mentira! As mulheres podem sim lavar suas cabeças, sem qualquer problema!

Alguns dizem que quando a mulher faz muitos exercícios, a tendência dos seus seios diminuir é maior. Verdade ou mentira?

Isso depende! Normalmente quando uma pessoa começa a fazer muitos exercícios, seja por causa de uma dieta ou apenas para ganhar músculos, é normal que as suas medidas corporais abaixem consideravelmente. Com a mulher é igual. Porém, os seios das mulheres são basicamente formados por um tecido de gordura chamado adiposo. Então pode acontecer essa diminuição. Mas isso só se a mulher praticar exercícios físicos todos os dias e com um treino bem pesado e específicos.

Dores de cólicas podem ser amenizadas apenas com exercícios físicos?

Sim, é verdade. Com a prática de exercícios, é ativada a circulação e por isso os músculos das mulheres ficam mais descontraídos. Automaticamente as dores são amenizadas. O mesmo acontece para aliviar a tensão, por exemplo.

O uso do absorvente íntimo pode ser prejudicial a ponto da cólica piorar?

O uso do absorvente íntimo nada interfere com a cólica. A explicação é bem simples: o absorvente não tem tamanho suficiente para chegar no útero. Ele apenas contribui para o fluxo do sangue.

Dizem que o sabonete normal é mais arriscado que o sabonete íntimo para a mulher, é verdade?

É verdade. Até porque o sabonete líquido possui uma substância completamente neutra. Sendo assim, ele não agride a mucosa genital das mulheres.

É verdade que as mulheres têm um seio maior que o outro?


É verdade, as mulheres têm um seio maior que o outro. Até podemos dizer que isso é completamente normal. Em termos corporais, não somos simétricos perfeitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário