Páginas

sábado, 27 de junho de 2015

Animais de estimação! Sim ou não?

Hoje deixo-vos um post para reflectirem sobre os animais de estimação, como o Verão chegou são imensos os animais que são abandonados porque as pessoas não tem ninguém com quem os deixar ou porque estão grandes demais.
Pensem bem antes de os ter, ter um animal de estimação é uma experiência única, maravilhosa… porque não existe nada mais fiel e agradecido do que um animal bem tratado. Além disso, e pensando nas crianças, pode ser uma oportunidade fantástica para lhes abrir a mente às responsabilidades de cuidar de outro ser vivo.
Para o bem do seu novo animal de estimação, antes da sua chegada, é importante assegurar-se de que toda a família está preparada para assumir esse compromisso. Comece por colocar-se algumas questões:
  • Pode tê-lo?
  • Tem o tempo e o espaço necessários na sua vida para ter um animal de estimação?
  • Há alguém em casa que seja alérgico a animais?
  • Está preparado para assumir a limpeza?
  • E quem é que vai tomar conta dele ou dela quando for de férias?

Preparar a família

Assim que tiver a certeza de que estão todos preparados e dispostos a assumir a chegada de um novo membro na família, chega então o momento de começar a adaptar a casa. Em primeiro lugar, pense qual será o tipo de animal de estimação que melhor poderá adaptar-se às vossas vidas e, claro está, as vossas vidas à dele. É que há alguns animais que precisam de mais interação do que outros! 
Pense no tempo que pode dedicar à sua alimentação, limpeza e cuidados, ao exercício e ao compromisso emocional. Os cães e os gatos, por exemplo, precisam de muito mais atenção do que os peixes ou os pássaros.

Um espaço para ele

O seu animal de estimação, seja ele qual for, precisa de um espaço onde possa dormir e comer, e o ideal é que seja “seu” e que, entre outras coisas, seja confortável e calmo. Se optaram por um cachorro ou um gatinho, é igualmente necessário definir um sítio para a sua “casa de banho”. No que diz respeito à alimentação, informe-se no veterinário ou numa loja especializada para garantir que compra os alimentos corretos, de acordo com a sua raça e idade, pois só assim terá a certeza de que crescerá saudável e feliz. Também é muito importante controlar adequadamente as rações; ah! e não se esqueça de acrescentar uns miminhos crocantes e brinquedos à sua lista de necessidades.

Exercício diário

Os gatos mantêm-se ativos sozinhos, mas os cães precisam de um compromisso muito maior da sua parte: ir à rua para fazer exercício, brincar, passear e até mesmo correr, por isso já sabe… vai precisar de ter uns ténis em casa!

Mantê-los saudáveis

A saúde do seu animal de estimação depende de si. Isto significa levá-lo ao veterinário para fazer check-ups periódicos e estar alerta para que se aperceba quando está a ficar doente. A coisa mais útil que pode fazer é adquirir um guia de informações gerais sobre o cuidado do seu animal de estimação, assim terá sempre à mão mais informações sobre os problemas de saúde mais comuns que pode vir a ter.

A limpeza

Os animais de estimação podem ser como crianças… podem provocar o caos mal se desvia o olhar, já para não falar da presença (completamente natural e inevitável) de uma grande quantidade de pêlos espalhados por todo o lado. Terá de estar ciente de que vai precisar de muita paciência para limpar a casa e as suas pequenas travessuras: a partir do dia da sua chegada nada voltará a ser como antes. A cauda de um cão feliz pode causar mais do que um acidente, tenha isso presente e não o repreenda, porque a culpa não é dele. Ah… e como eles adoram morder os sapatos, também vai ter que ter isso bem presente e guardar sempre os sapatos na sapateira. Reorganizar a casa é uma das tarefas a realizar J!
Os gatos, embora sejam mais ágeis, também têm as suas preferências: adoram os sofás e os móveis para afiarem as unhas! E, sobretudo no verão, perdem imenso pêlo! 
Ter um animal de estimação implica grandes decisões, porque assim que entrar em casa vai amá-lo para sempre e mudar a sua vida! 


Bom fim de semana.

2 comentários: